59º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia

Dados do Trabalho


TÍTULO

Síndrome de HELLP em paciente com covid grave – um relato de caso

CONTEXTO

HEELP é uma síndrome em gestantes caracterizada por hemólise, aumento das enzimas hepáticas e plaquetopenia. Em grávidas com COVID-19, a gravidade do quadro pode estar relacionada com distúrbio inflamatório sistêmico provocado pela infecção por SARS-CoV2.

DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS

N. B., 39 anos, previamente hígida, G1, IG 25 semanas e 1 dia, procura pronto atendimento obstétrico com história de mialgia, cansaço, dispneia e febre com piora gradual há 9 dias, com teste rápido antígeno para COVID-19 positivo há 5 dias. É internada, saturando 94% em ar ambiente, e ofertada máscara de Hudson à 11 L/min. Após dessaturação a 15L/min, no dia seguinte, é encaminhada para a CTI para manejo clínico de dispneia. Após 4 dias da internação, incapaz de manter bom parâmetro ventilatório, foi realizada intubação orotraqueal. No mesmo dia após procedimento, constata-se óbito fetal com ausência de ausculta do batimento cardíaco fetal por sonar e ecografia sem fluxo ao doppler. Apresentou pico pressórico máximo de 200/100 mmHg e relação proteinúria/creatininúria de 7,55. É iniciado indução de parto com misoprostol para resolução de pré-eclâmpsia grave, entretanto, evidencia-se considerável piora nos exames laboratoriais, com plaquetopenia e elevação de enzimas hepáticas, caracterizando síndrome de HEELP. Dessa forma, é indicado cesárea de urgência para resolução mais breve do quadro, ainda no leito da CTI, pois não haviam condições clínicas para transporte para o Centro Obstétrico. Após 21 dias da internação, em virtude da instabilidade do quadro de choque séptico refratário, paciente evolui a óbito.

COMENTÁRIOS

Acreditamos que a interação da fisiopatologia das doenças hipertensivas da gestação e a infecção pelo coronavírus tenha a capacidade de acelerar a deterioração do compartimento materno-fetal, aumentando a incidência de prematuros e óbitos maternos, servindo de alerta para a prática obstétrica.

PALAVRA CHAVE

síndrome de hellp; covid; coronavírus; gestante

Área

OBSTETRÍCIA - Doenças Infecciosas

Autores

Vinícius dos Santos Conejo, Lívia Aniz Vieira, Rita de Cássia Borges Chapon, Geórgia Guedes Cruz, Filipi Miguel Pietroski, Cibele Borges Mendonça, Belkiss Sperandio de Sá

Adicione na sua agenda: AppleGoogleOffice 365OutlookOutlook.comYahoo