59º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia

Dados do Trabalho


TÍTULO

Tumor Filoide Maligno de Mama Unilateral e Recidivante: Relato de Caso

CONTEXTO

O tumor filoide é uma neoplasia mamária rara, responsável por 2 a 3% dos tumores fibroepiteliais da mama, dos quais aproximadamente 20% correspondem a tumores malignos, cuja prevalência é mais expressa em mulheres de 35 a 55 anos. Suas variantes borderline e maligna são caracterizadas por serem mais agressivas e por possuírem alta taxa mitótica, crescimento excessivo do estroma e potencial metastático à distância. O tratamento consiste na ampla excisão local com margens de ressecção maiores do que 1 cm, visto que o tumor possui considerável risco de recidiva, tornando-se necessária, em alguns casos, a mastectomia.

DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS

Paciente do sexo feminino, 36 anos de idade, apresentou nódulo sólido de 18x15 mm em quadrante superior esquerdo em mama esquerda, categoria BI-RADS 3, evidenciado em ultrassonografia. Durante a exérese da lesão, observou-se material com aspecto cerebroide. Foi realizada então ampliação de margens cirúrgicas, e anatomopatológico revelou tumor filoide intermediário com margens comprometidas, sendo realizada nova abordagem com ampliação da ressecção. Após 3 meses, em consulta de controle ambulatorial, paciente referiu mastalgia, sendo evidenciadas 2 novas lesões nos quadrantes superior esquerdo e direito, respectivamente, categoria BI-RADS 4 e espessamento da pele na topografia da cicatriz cirúrgica na mama esquerda em nova ultrassonografia, mama direita sem alterações. Anatomopatológico demonstrou tumor filoide maligno com margens comprometidas e paciente foi submetida a mastectomia esquerda.

COMENTÁRIOS

Apesar de raro, o tumor filoide merece atenção e destaque, sobretudo devido ao comportamento agressivo e à alta taxa mitótica que apresenta, além da chance aumentada de recidiva – características que promovem significativa repercussão negativa na vida da paciente. Dessa forma, o presente relato ratifica a importância da monitorização criteriosa e do seguimento clínico, visando ao controle e ao impedimento do crescimento e da disseminação tumoral.

PALAVRA CHAVE

Tumor Filoide

Área

GINECOLOGIA - Oncologia Ginecológica

Autores

Izadora Novaes Bohier, Izabella Cardoso Lara, Luisa Soldati Bastos Rezende , Juliana Tancredo Carlini, Letícia Berçam Scultori, Laís dos Santos Gueiros, Cleverson Gomes do Carmo Junior, Janine Martins Machado

Adicione na sua agenda: AppleGoogleOffice 365OutlookOutlook.comYahoo