59º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia

Dados do Trabalho


TÍTULO

Relato de Caso: Abordagem cirúrgica minimamente invasiva no câncer de ovário

CONTEXTO

O câncer de ovário é a segunda neoplasia ginecológica mais comum, ocupa o quinto lugar em mortes por câncer entre as mulheres, sendo responsável por mais mortes do que qualquer outro câncer do sistema reprodutivo feminino. Devido à falta de sintomas específicos e ausência de testes de rastreamento, a detecção do câncer de ovário em estágios iniciais é muito difícil. A maioria dos pacientes apresentam estágios III ou IV no diagnóstico e suas taxas de sobrevivência são de 46% ou menos em cinco anos.
O tratamento padrão para câncer de ovário consiste em laparotomia e quimioterapia. Essa técnica, comparada à laparotomia, mostrou menor sangramento, retorno mais rápido da função vesical, menor tempo de permanência hospitalar e maior facilidade em visualizar alguns sítios cirúrgicos, sem impacto na sobrevida. O tratamento por meio da laparoscopia busca o diagnóstico e recuperação rápida, permitindo o início imediato da quimioterapia. Essa abordagem visa mitigar a dor pós-operatória do paciente, promover uma recuperação cirúrgica mais precoce e melhores resultados funcionais.

DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS

Trata-se de paciente de 56 anos, admitida em unidade de pronto atendimento com relato de dor abdominal de 3 meses de evolução associada à constipação intestinal. Ressonância Nuclear Magnética de Pelve evidenciou presença de massas heterogêneas com componentes sólidos em topografias anexiais bilaterais, múltiplas massas ao longo de todo sigmoide e intestino delgado, além de evidências de carcinomatose peritoneal.
A paciente foi submetida à laparoscopia para obtenção de material para histologia e estadiamento intraoperatório. A análise histológica evidenciou carcinoma papilar seroso de alto grau, com estadiamento cirúrgico IIIC. A paciente recebeu alta 36 horas após o procedimento e foi encaminhada para adjuvância com quimioterapia baseada em platina.

COMENTÁRIOS

A abordagem laparoscópica pode ser uma estratégia interessante para abordagem de tumores malignos anexiais avançados, uma vez que gera menor espoliação da paciente, recuperação pós-operatória mais rápida e início mais precoce da quimioterapia.

PALAVRA CHAVE

Câncer de ovário, Cirurgia minimamente invasiva, laparoscopia.

Área

GINECOLOGIA - Cirurgia Ginecológica

Autores

Fernanda Vieira Caliman, David Costa Peixoto, Giulia Costa Gomes, Giulia Vitorino Ribeiro, Augusto Henriques Fulgêncio Brandão

Adicione na sua agenda: AppleGoogleOffice 365OutlookOutlook.comYahoo