59º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia

Dados do Trabalho


TÍTULO

Trombofilia na gestação: uma revisão sistemática

OBJETIVO

Analisar e discutir os principais conceitos, as etiologias mais frequentes e a possível terapêutica da trombofilia na gestação.

FONTE DE DADOS

BIREME

SELEÇÃO DE ESTUDOS

Critérios de inclusão: 1) língua (português, espanhol, inglês); 2) período de publicação de 2010 a 2018; 3) texto de livre acesso, artigos com busca por mais de 3 tentativas foram desconsiderados e classificados como excluídos. O nível de evidência (NE) escolhido foi de 1A-4 de acordo com os critérios propostos pela Oxford Centre for Evidence-Based Medicine. Usando as palavras-chave “gestação” e “Abortos” como fixas e “trombofilia”, “mutação de MTHFR”, “hemoglobinúria paroxística noturna”, “síndrome do anticorpo antifosfolípide”, “deficiência de proteína C”, “deficiência de proteína S”, “mutação de protrombina”, “mutação do fator V de Leiden”.

COLETA DE DADOS

Foram encontrados 438 artigos, que após análise inicial, foram excluídos 332 artigos. Dos 106 artigos restantes, 64 foram selecionados para compor esta revisão sendo: 8 com NE (Nível de Evidencia)1A, 4 com NE 1B, 3 com NE 2A, 20 com NE 2B, 4 com NE 2C, 1 com NE 3A, 23 com NE 3B, 1 com NE 4 . 24 estudos de caso-controle, 15 estudos de coorte, 11 revisões sistemáticas/metanálise, 10 ensaios clínicos, 3 evoluções clínicas e 1 estudo transversal.

SÍNTESE DE DADOS

A definição mais aplicada para abortamento recorrente foi o de 3 ou mais eventos, 37,5%, e, 2 ou mais eventos foram mencionados em 34%. Com relação a etiologia, 71,8% a origem adquirida foi mais prevalente (Síndrome do Anticorpo Antifosfolípides), outra mutação expressiva, foi a mutação do fator II (FII), também chamada de protrombina, (G20210A), verificada em 65,2% dos artigos, sendo seguido pela mutação de MTHFR (C677T/ Ala677Val), em 47,8%. Em todos os artigos a heparina de baixo peso molecular (HBPM) foi usada.

CONCLUSÕES

A trombofilia na gestação é uma causa importante de abortamento. Com uma etiologia não esclarecida, provavelmente multifatorial e com predisposição genética. Com muito, ainda, a se descobrir e a fundamentar seus conceitos.

PALAVRA-CHAVE

Trombofilia; Abortamento habitual; Síndrome do anticorpo antifosfolípides

Área

OBSTETRÍCIA - Gestação de Alto Risco

Autores

Bárbara Bueno Manzati, Elaine Azevedo Soares Leal

Adicione na sua agenda: AppleGoogleOffice 365OutlookOutlook.comYahoo