59º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia

Dados do Trabalho


TÍTULO

Relação entre o nível de ansiedade obtido pela classificação do BAI e as características maternas e demográficas de puérperas internadas em maternidade Escola durante a pandemia de Covid-19

OBJETIVO

Avaliar a relação entre o nível de ansiedade obtido pela classificação do BAI e as características maternas e demográficas de puérperas internadas em maternidade Escola durante a pandemia de Covid-19.

MÉTODOS

Trata-se de um estudo descritivo, de corte transversal, cuja amostra foi constituída por todas as puérperas que tiveram o parto em maternidade Escola, no ano de 2020, durante os meses de junho a julho. A ansiedade foi avaliada pelo questionário já validado para o português, o Beck Anxiety Inventory (BAI). A análise estatística foi realizada de forma descritiva através das variáveis qualitativas, por cálculo de frequências absolutas e relativas e de forma quantitativa por observação dos valores mínimos e máximos, através do cálculo de medianas, médias e desvios-padrão. A comparação das médias dos grupos foi realizada utilizando-se testes não paramétricos de Mann-Whitney U e a comparação de proporções o teste de qui quadrado ou teste exato de Fisher. O nível de significância foi de p<0,05.

RESULTADOS

Quando relacionado o nível de ansiedade obtido pela classificação do BAI com as características maternas e sociodemográficas encontra-se diferença estatística apenas nas gestantes nulíparas e com companheiro, que apresentaram um grau de ansiedade menor do que as demais gestantes.

CONCLUSÕES

As pacientes nulíparas apresentaram um grau de ansiedade menor, justificado pelas demais gestantes além da preocupação com seu RN apresentarem preocupação com seus filhos deixados em casa durante internação, medo dos mesmos se infectarem com o vírus, dificuldade no cuidado dos demais com um RN em casa demandando cuidados. Estudos realizados no Oriente Médio corroboraram mostrando também que o apoio do cônjuge foi fator preditivo para ansiedade.

PALAVRA CHAVE

Gravidez, COVID-19, Ansiedade

Área

OBSTETRÍCIA - Epidemiologia

Autores

MARIANE ALBUQUERQUE REIS, ANA CAROLINA ZIMMERMANN SIMOES, ROSELI MIEKO YAMAMOTO NOMURA, ANA CRISTINA PINHEIRO FERNANDES DE ARAÚJO, GABRIELA VAZ CURSINO, LEONARDO JOSE VIEIRA DE FIGUEIREDO, MARIA TERESA DA COSTA URBANO

Adicione na sua agenda: AppleGoogleOffice 365OutlookOutlook.comYahoo