59º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia

Dados do Trabalho


TÍTULO

SÍNDROME DO CHOQUE TÓXICO POR STREPTOCOCCUS GRUPO A EM PACIENTE NO PUERPÉRIO: RELATO DE CASO

CONTEXTO

A síndrome do choque tóxico (SCT) se caracteriza por um processo inflamatório sistêmico grave, em resposta a exotoxinas de agentes estafilocócicos ou estreptocócicos. Os sintomas mais comuns são febre alta, hipotensão, eritrodermia macular difusa, lesão de múltiplos órgãos e choque, e o diagnóstico é feito a partir da clínica e da cultura.

DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS

J.A.F, 35 anos, primigesta, 38s+1d, sorologias e Streptococcus grupo B negativos, consulta no centro obstétrico por dor em baixo ventre com início há um dia, sem perda de líquido e sangramento, recebendo orientações para retorno. Em dois dias,
paciente retorna com contrações efetivas e sem perdas vaginais, sendo realizada rotina pré-parto e parto vaginal com episiotomia médio-lateral esquerda, sem intercorrências. No primeiro dia de puerpério, apresenta hipotensão, ansiedade, desconforto abdominal, inapetência e abdome sensível à palpação. No segundo dia, paciente se encontra estável, recebendo alta hospitalar. Volta a procurar atendimento no dia seguinte com intensa dor abdominal, hipotensa, taquicardica, sudorética e com dor ao toque vaginal. Foram solicitados ultrassonografia, tomografia computadorizada de abdome e laboratoriais. A paciente foi transferida para UTI e logo apresentou piora hemodinâmica, sendo submetida à intubação orotraqueal e laparotomia exploradora, onde observou-se útero pouco aumentado, friável e com odor fétido. Realizou-se histerectomia subtotal, colectomia parcial (ceco ascendente e transverso) e ileostomia. No primeiro dia de pós-operatório, a paciente encontrava-se na UTI, sedada, em ventilação mecânica, PAS 90 mmHg, extremidades cianóticas, perfusão periférica inadequada, anúrica, hipoglicêmica e afebril, com quadro refratário ao antibiótico e múltiplas disfunções orgânicas, sendo relatado choque séptico por endometrite. No mesmo dia, paciente evolui com colapso circulatório e óbito. Após resultado do anatomopatológico, constatou-se infecção por Streptococcus do grupo A (SGA), caracterizando o quadro de SCT.

COMENTÁRIOS

Dentre as infecções causadas por SGA, a SCT é a mais grave, com alto índice de mortalidade. Os sintomas podem começar de 2 a 3 dias ou até 12h de pós-parto, sendo importante o reconhecimento precoce para realizar o tratamento adequado com antibiótico (inicialmente empírico), reposição volêmica e tratar o sítio da infecção, como o foco abdominal, no caso da paciente.

PALAVRA CHAVE

Choque tóxico; Síndrome; Streptococco;

Área

OBSTETRÍCIA - Obstetrícia Geral

Autores

Lavínia Comarú Traichel, Eduarda Rebés Müller, Eduarda Bertolini, Mariana Wallauer Reinheimer, Gabriela Teixeira da Silveira, Luiza Maciel Fuentes, Leandro Luis Assmann

Adicione na sua agenda: AppleGoogleOffice 365OutlookOutlook.comYahoo