59º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia

Dados do Trabalho


TÍTULO

TECNOLOGIA E SEUS EFEITOS NA PÓS-MENOPAUSA: REVISÃO SISTEMÁTICA

OBJETIVO

Investigar sistematicamente os estudos que utilizam tecnologia como intervenção em mulheres na pós-menopausa para melhorar a qualidade da saúde.

FONTE DE DADOS

Busca sistemática foi realizada em maio de 2021 usando bancos de dados do BVS, Scielo, PubMed, Scopus, Embase e Web of Science. As diretrizes do preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses (PRISMA) foram usadas no processo de seleção do estudo para a revisão. Os MeSH terms selecionados foram virtual reality, user-computer interface, video games, virtual reality exposure therapy, postmenopause, premenopause, climacteric, perimenopause e menopause.

SELEÇÃO DE ESTUDOS

A busca inicial resultou em 87 artigos possíveis. Após exclusão dos artigos duplicados, análise de acordo com o objetivo da revisão por título e resumo, finalizando com leitura do texto completo foram incluídos 5 ensaios clínicos que utilizaram tecnologia como intervenção em mulheres na pós-menopausa.

COLETA DE DADOS

Após busca nas bases de dados científicos, primeiramente os artigos duplicados foram excluídos. O segundo passo foi análise independente de título e resumo por cinco avaliadores. Em seguida os trabalhos foram avaliados na integra por dois pesquisadores experientes. Os casos divergentes foram analisados por um terceiro pesquisador experiente.

SÍNTESE DE DADOS

O tratamento predominante apresentado em 3 estudos foi utilizando o vídeo game Nintendo ® Wii, sendo 2 deles direcionados ao treinamento do assoalho pélvico e um voltado ao equilíbrio, agilidade e mobilidade funcional. Os outros dois contaram com os dispositivos Exer Heart em pacientes com risco cardiovascular e Pro-Kin system PK 252 N em mulheres com osteoporose. Todos os estudos mostraram melhoria na condição estudada ou resultados equivalentes aos tratamentos disponíveis, levando em conta acessibilidade, adesão ao treinamento e satisfação durante as sessões. A heterogeneidade dos desfechos encontrados impediu a meta-análise.

CONCLUSÕES

A tecnologia pode ser alternativa inovadora e viável por apresentar resultados tão eficazes quanto os tratamentos convencionais nas mulheres na pós-menopausa. Os treinamentos são envolventes, propiciam o engajamento no treinamento e mostraram-se motivadores.

PALAVRA-CHAVE

pós-menopausa; climatério; realidade virtual; Interface Usuário-Computador; revisão sistemática

Área

GINECOLOGIA - Climatério

Autores

Juliana Zangirolami-Raimundo, Priscilla Rayanne e Silva Noll, Isabel Cristina Espósito Sorpreso, Yasmin Silva Frank, Giovana Leite Gonçalves, Enrico Mattos Urso, Gustavo Dannibale Bech, Luiz Carlos de Abreu, Edmund Chada Baracat, José Maria Soares-Júnior

Adicione na sua agenda: AppleGoogleOffice 365OutlookOutlook.comYahoo