59º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia

Trabalhos


Prazo de submissão: 09/08/2021

Data de divulgação dos trabalhos aceitos 08/10/2021 

Data para pagamento da inscrição após receber o aceite do trabalho: 18/10/2021

Data limite para envio do e-Pôster: 08/11/2021

INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS

Para submeter um resumo, proceda da seguinte maneira:

1) Para submeter os trabalhos é necessário que o autor responsável pela submissão do resumo esteja inscrito no evento. Não é necessário efetuar o pagamento no momento da inscrição. Isso poderá ser feito após a divulgação do aceite do seu resumo. Os demais autores que se inscreverem no congresso não deverão reenviar o resumo já inscrito;

2) Acesse a área restrita através do menu [Meu login], fornecendo seu login e senha cadastrados durante a inscrição. Novos menus serão exibidos.

3) Clique no menu "Inscrições Científicas” – [Trabalhos].

4) Siga as instruções da tela para acessar o formulário de submissão de resumos. Preencha todos os campos do formulário online.

5) Antes de submeter o resumo, revise, com atenção. Eventuais alterações serão permitidas somente até o prazo final de envio de resumos.

* O autor responsável pela submissão deverá preencher todos os campos no formulário online. Todas as comunicações referentes ao trabalho científico serão enviadas somente a esse autor pelo e-mail cadastrado e ele(a) deverá encarregar-se de repassar aos coautores;

6) Somente serão aceitos resumos nas seguintes modalidades:

* ESTUDO ORIGINAL: resultante de pesquisa científica em ginecologia e obstetrícia, que apresentem dados originais quantitativos ou qualitativos, com análise pertinente;

* REVISÃO SISTEMATIZADA: resultante da compilação de resultados de estudos independentes, com metanálise ou não; não serão aceitas revisões narrativas da literatura (sem sistematização);

* RELATO DE CASO OU SÉRIE DE CASOS: dados descritivos de um caso clínico ou grupo de até 15 casos, em humanos, explorando um método ou problema de interesse em ginecologia e/ou obstetrícia, como doença ou evolução incomum ou utilização de tratamentos inovadores ou alternativos;

7) Após a submissão do resumo será enviado um e-mail automático para o responsável pelo trabalho (quem o submeteu), confirmando as informações cadastradas. Verifique se todas estão corretas. Caso não estejam você deve acessar sua área restrita e efetuar as alterações pertinentes (o que poderá ser feito até a data limite para submissão dos resumos).

8) Caso não receba o e-mail automático no mesmo dia confirmando o envio, o resumo pode não ter sido enviado corretamente. Nesse caso, entre em contato pelo Fale Conosco informando o evento e o problema ocorrido.

Não deixe para submeter o seu resumo no último momento, eventuais problemas técnicos, devido ao fluxo intenso podem ocorrer. Não serão aceitos resumos após o prazo.

9) Para novos acessos a web, basta informar USERNAME e SENHA. Caso tenha esquecido, utilize a opção "Lembrar Senha", no topo da página.

TEMAS

GINECOLOGIA

  • Atenção primária
  • Cirurgia Ginecológica
  • Climatério
  • Contracepção
  • Doenças Sexualmente Transmissíveis
  • Endocrinologia Ginecológica
  • Endometriose
  • Endoscopia Ginecológica
  • Ensino, Treinamento, Avaliação
  • Epidemiologia
  • Infância e Adolescência
  • Mastologia
  • Multidisciplinar
  • Oncologia Ginecológica
  • Patologia do Trato Genital Inferior
  • Reprodução Humana
  • Sexualidade
  • Uroginecologia

OBSTETRÍCIA

  • Atenção Primária
  • Doenças Infecciosas
  • Ensino, Treinamento e Avaliação
  • Epidemiologia
  • Gestação de Alto Risco
  • Medicina Fetal
  • Multidisciplinar
  • Obstetrícia Geral

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

  • O autor ou, ao menos um dos coautores, deve possuir TEGO e estar inscrito no Congresso até 09/08/2021
  • O resumo deve ser enviado apenas (e exclusivamente) em português.
  • O prazo para submissão dos resumos é: 09/08/2021.
  • Para receber o certificado do seu resumo após o evento, um dos autores listados deve estar cadastrado e ter participado do evento.
  • Não há limite de trabalhos por autor. Cada resumo poderá ter ao menos 1(um) autor e no máximo 7 (sete) coautores. Insira os autores na ordem desejada;
  • O resultado dos trabalhos será divulgado na área restrita do autor, no menu “Meus Trabalhos” no dia 08/10/2021.
  • O responsável pelo envio do trabalho, após obter a aprovação deste, precisa confirmar o pagamento de sua inscrição até 11/10/2021.
  • O envio do resumo representa o compromisso definitivo do autor ou de um dos autores de estar inscrito até a data de envio dos pôsteres e participar do congresso.
  • Os resumos serão enviados exclusivamente pelo site oficial do Congresso.
  • Resumos de trabalhos científicos que já tenham sido publicados em periódicos de qualquer natureza não serão aceitos.
  • Será emitido apenas 01 (um) certificado por trabalho apresentado. Os certificados de trabalhos serão impressos seguindo a ordem cadastrada de autores.
  • Atenção: todos os materiais produzidos sobre os resumos (anais, certificado, dentre outros) serão reprodução fiel das informações submetidas pelo autor. Portanto, não é possível proceder a alterações quanto à grafia do título, resumo ou autores após a data limite para envio de trabalhos. Salientamos que as informações fornecidas são de inteira responsabilidade do autor que submete o resumo. Nomes grafados de maneira incompleta (por abreviatura ou omissão de um ou mais sobrenomes) não serão alterados e constarão no programa oficial e certificado digital da maneira como informado pelo autor principal no momento da inscrição.
  • Os valores com desconto respeitarão as datas da tabela ‘Taxas de inscrição’ disponível no site do evento, independente da data de aprovação dos trabalhos. Para garantir o pagamento com desconto é preciso respeitar as datas descritas nessa tabela. Não haverá ressarcimento dos valores de inscrição pagos em casos de desistência ou ausência no Congresso.
  • A decisão final da comissão avaliadora é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista.
  • Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética Clínica em Pesquisa em Animais.
  • A FEBRASGO e a Comissão organizadora do Congresso não serão responsáveis pelos custos de inscrição ou outros custos gerados.
  • A inscrição do resumo implica a concordância do autor e dos coautores com as normas estabelecidas pela Comissão de Temas Livres para julgamento do mesmo, bem como implica a autorização para sua reprodução por via impressa ou eletrônica em publicações de responsabilidade FEBRASGO.

INSTRUÇÕES PARA PREPARAÇÃO DE RESUMOS

  • O Título deve ser conciso e refletir o estudo a ser apresentado.
  • O texto do resumo não deve exceder 2.500 caracteres com espaços, limite de 100 caracteres para o título.
  • Os resumos na modalidade ESTUDO ORIGINAL devem ser estruturados em:
    1. OBJETIVO (coerente com título e metodologia apresentados);
    2. MÉTODOS (claros e concisos, devem incluir análise dos dados);
    3. RESULTADOS (devem corresponder aos objetivos do estudo); e
    4. CONCLUSÕES (concisas, de acordo com o objetivo do estudo e resultados apresentados);
  • Os resumos na modalidade REVISÃO SISTEMATIZADA devem ser estruturados em:
    1. OBJETIVO (coerente com título e metodologia apresentados);
    2. FONTE DE DADOS (descrever as fontes de dados examinadas, com datas, termos de indexação e limitações inclusive)
    3. SELEÇÃO DE ESTUDOS (Especificar o número de estudos revisados e os critérios empregados em sua seleção)
    4. COLETA DE DADOS (Resumir a conduta utilizada para extrair os dados e como ela foi usada.)
    5. SÍNTESE DE DADOS (Expor os resultados principais da revisão e os métodos empregados para obtê-los.)
    6. CONCLUSÕES (concisas, de acordo com o objetivo do estudo e resultados apresentados);
  • Os resumos na modalidade RELATO DE CASO ou série de casos devem obrigatoriamente ser estruturados em:
    1. CONTEXTO (breve, com exposição da importância do tema);
    2. DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS (claro e conciso, deve incluir as características mais significativas do indivíduo ou grupo para a doença e/ou tratamento em questão);
    3. COMENTÁRIOS (concisos, com destaque para a contribuição prática que o estudo do caso ou série de casos);
  • Os resumos devem ser escritos em texto corrido, sem figuras, tabelas, gráficos, DISCUSSÃO ou REFERÊNCIAS.
  • O item CONTEXTO não deve constar dos resumos nas modalidades ESTUDO ORIGINAL e REVISÃO SISTEMATIZADA.
  • A Instituição ou Instituições onde o trabalho foi realizado, assim como os nomes dos autores, NÃO devem ser mencionadas no corpo do texto.
  • O conteúdo do resumo deve estar relacionado ao tópico escolhido.
  • Não será permitida a utilização de gráfico ou tabela na submissão dos resumos, embora tais recursos possam ser utilizados na formatação.
  • Não deverão ser incluídas referências bibliográficas na submissão eletrônica. Sugere-se que os autores se abstenham do uso de abreviaturas.
  • Resultados baseados em afirmações como “resultados serão apresentados” e ou “dados serão analisados” não serão considerados. Estes devem ser expostos de modo mais claro possível e as conclusões devem ser baseadas nos dados apresentados. Neste caso, os autores devem apresentar resultados preliminares, ou se é um estudo em andamento, por exemplo.
  • Nomes comerciais não são permitidos, apenas os nomes genéricos das drogas, escritos em letras minúsculas.

JULGAMENTO DOS RESUMOS

  • O julgamento dos resumos enviados será realizado pela Comissão de Temas Livres, designada pela Comissão Científica do 59º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia;
  • O autor responsável pela inscrição do resumo aceito receberá os comunicados devidos por e-mail;
  • Os resumos aprovados serão divulgados na página do 59º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia na internet (www.cbgo2021.com.br), com as informações necessárias para apresentação;
  • Os resumos nas modalidades ESTUDO ORIGINAL e REVISÃO SISTEMATIZADA serão julgados para aceitação de acordo com os critérios: originalidade, clareza da redação, desenho do estudo, tamanho da amostra, análise dos dados, conclusão e relevância, de acordo com o sistema de pontuação abaixo:
    1. Originalidade (ideia e/ou método)
      0 pontos – nenhuma
      1-2 pontos – há muitos estudos semelhantes
      3 pontos – há poucos estudos semelhantes
      4 pontos – desconheço estudos semelhantes
    2. Clareza da redação
      0 ponto – ininteligível ou não segue as normas
      1 ponto – difícil de entender
      2-3 pontos – pode-se compreender a ideia do trabalho, mas há erros de redação ou linguagem que comprometem a interpretação
      4 pontos – claro, com boa redação e linguagem
    3. Desenho do estudo
      1 ponto – observacional, prevalência ou estudo qualitativo
      2 pontos – transversal, caso-controle ou coorte
      3 pontos – prospectivo sem randomização/revisão sistemática sem metanálise
      4 pontos – prospectivo, randomizado controlado/ revisão sistemática com metanálise
    4. Tamanho da amostra
      0-1 ponto – sem cálculo amostral ou amostra parece inadequada
      2-3 pontos – amostra parece adequada, mas não descreve o poder do estudo
      4 pontos – amostra justificada, descreve o cálculo do poder do estudo
    5. Análise dos dados e Conclusão
      0-1 ponto – análise inadequada, conclusão não apoiada pelos dados
      2-3 pontos – análise deficiente, conclusão parcialmente apoiada pelos dados
      4 pontos – análise adequada, conclusão completamente apoiada pelos dados
    6. Relevância
      0-1 ponto – nenhuma relevância, não contribui para o avanço científico
      2-3 pontos – alguma relevância, contribui pouco para o avanço científico
      4 pontos – grande relevância, contribui para o avanço científico
  • Os resumos na modalidade RELATO DE CASO OU SÉRIE DE CASOS serão julgados para aceitação de acordo com os critérios: originalidade, clareza da redação, contexto, análise da descrição e relevância, de acordo com o sistema de pontuação abaixo:
    1. Originalidade (ideia e/ou método)
      0 pontos – nenhuma
      1-2 pontos – há muitos relatos semelhantes
      3 pontos – há poucos relatos semelhantes
      4 pontos – desconheço relatos semelhantes
    2. Clareza da redação
      0 pontos – ininteligível ou não segue as normas
      1 ponto – difícil de entender
      2-3 pontos – pode-se compreender a ideia do trabalho, mas há erros de redação ou linguagem que comprometem a interpretação
      4 pontos – claro, com boa redação e linguagem
    3. Contexto:
      0-1 ponto – informações pobres para embasar importância do relato
      2-3 pontos – informações que embasam moderadamente a importância do relato
      4 pontos – informações suficientes para embasar a importância do relato
    4. Análise da descrição do caso:
      0-1 ponto – descrição insuficiente para compreensão adequada do caso(s)
      2-3 pontos – descrição suficiente para compreensão adequada do caso(s)
      4 pontos – descrição excelente para compreensão adequada do caso(s)
    5. Relevância
      0-1 ponto – nenhuma relevância, não contribui para o avanço científico
      2-3 pontos – alguma relevância, contribui pouco para o avanço científico
      4 pontos – grande relevância, contribui para o avanço científico

Atenção! A pontuação mínima necessária para que o resumo seja aceito é de 12 pontos nas modalidades ESTUDO ORIGINAL e REVISÃO SISTEMATIZADA e de 10 pontos na modalidade RELATO DE CASO OU SÉRIE DE CASOS.

MODALIDADE Pôster Eletrônico (E-Pôster)

Instruções para envio:

  • O envio do e-pôster deverá ser feito pelo site do congresso. 
  • O arquivo deve estar em formato PDF, horizontal e conter no máximo 2MB.
  • A opção para envio do E-Pôster ficará disponível na área restrita do autor, até dia 04/11/2021.
  • Para enviar, basta clicar no botão laranja à esquerda, escrito "Enviar e-Pôster".  
     

    Instruções para configurar seu trabalho usando o Power Point:

    • Crie uma apresentação em Power Point com apenas um único slide.
    • Configuração da página: design – tamanho do slide – tamanho do slide personalizado. Largura 33,867cm x Altura 19,05cm. Orientação Paisagem.
    • Escolha Salvar Como e na opção “Tipo”, opte por formato PDF.
    • Não há exigência quanto ao número de caracteres, cores ou fontes. Podem ser incluídas figuras e gráficos.
    • Seu arquivo deve ser relacionado ao seu trabalho [ENVIAR E-PÔSTER]. Insira o arquivo do e-pôster no respectivo campo de envio.

  • • Clique em Enviar Trabalho para registrar seu pedido e está pronto.Após o envio, o status do seu trabalho será atualizado de Re-submissão para Re-enviado. 

  • • ATENÇÃO – Revise atentamente se as informações do trabalho estão corretas, se o arquivo corresponde ao trabalho que irá enviar e se o formato solicitado para envio está correto (PDF).  Alterações não serão permitidas após concluir o envio.

  • • O título do E-Pôster deve ser idêntico ao do resumo. Abaixo do título deverá estar o nome dos autores e suas respectivas instituições. Quando houver mais de um autor, separá-los por ponto e vírgula.

    • A entrega em prazo hábil e em formato adequado é de responsabilidade do autor que submeteu o resumo previamente pelo site (autor ou coautor). A organização do Congresso não se responsabiliza por trabalhos entregues fora do prazo estabelecido ou com problemas de formatação.

    • Prazo de envio: 04/11/2021 – exclusivamente pelo site do congresso.

    .• Após o congresso, o certificado eletrônico do trabalho aprovado será disponibilizado ao autor responsável pela submissão do trabalho no site (mediante participação no evento e exposição do trabalho).

    • ATENÇÃO: os certificados serão disponibilizados apenas para os congressistas que acompanharem o evento ao vivo acessando através de seu e-mail de cadastro na inscrição.

     

PREMIAÇÃO

Serão premiados os cinco melhores estudos originais, as melhores revisões sistematizadas e os melhores relatos ou séries de casos, da Ginecologia e da Obstetrícia.
Os prêmios serão pagos ao primeiro autor de cada trabalho, conforme informações disponibilizadas no ato de submissão. A organização do Congresso não se responsabiliza pelas informações disponibilizadas na submissão dos trabalhos, bem como pelos encargos e tributos decorrentes ao recebimento do prêmio, ficando à cargo do autor principal, responsável pelo recebimento do mesmo.

Os trabalhos selecionados concorrerão aos seguintes prêmios instituídos pela FEBRASGO:

GINECOLOGIA

Estudo original:
1º Lugar: R$ 5.000,00
2º Lugar: R$ 3.000,00
3º Lugar: R$ 2.000,00
4º Lugar: Menção Honrosa
5º Lugar: Menção Honrosa

Revisão sistematizada:
1º Lugar: R$ 3.000,00

Caso clínico ou Série de casos:
1º Lugar: R$ 1.000,00

OBSTETRÍCIA

Estudo original:
1º Lugar: R$ 5.000,00
2º Lugar: R$ 3.000,00
3º Lugar: R$ 2.000,00
4º Lugar: Menção Honrosa
5º Lugar: Menção Honrosa

Revisão sistematizada:
1º Lugar: R$ 3.000,00

Caso clínico ou Série de casos:
1º Lugar: R$ 1.000,00

  1. Na cerimônia de encerramento do Congresso serão divulgados os trabalhos premiados, de acordo com as regras previstas neste edital.
  2. Todos os trabalhos premiados serão convidados para publicação na RBGO em sua forma completa, de acordo com as normas da revista;
  3. Em caso de empate, serão utilizadas as notas dadas, no resumo, aos itens Originalidade e Relevância;
  4. Para fazer jus ao prêmio, o trabalho na modalidade RELATO DE caso ou série de casos deve ter como primeiro autor e apresentador um médico residente, inscrito em programa de residência em Ginecologia e Obstetrícia devidamente registrado e reconhecido pela Comissão Nacional de Residência Médica do MEC.

PUBLICAÇÃO

Os resumos aceitos serão publicados nos anais do Congresso, em um número suplementar da revista FEMINA (formato eletrônico).

CERTIFICADOS

Após o congresso, o certificado eletrônico do trabalho aprovado será disponibilizado ao autor responsável pela submissão do trabalho no site (mediante participação no evento). Para imprimir ou fazer o download do PDF, o congressista deverá acessar a área “Certificados”, localizada na página inicial do congresso, inserir o e-mail cadastrado e preencher a “Pesquisa de Satisfação”.

Importante: os certificados não são enviados diretamente para o e-mail do congressista.

  • Será emitido um certificado com o título do trabalho, a modalidade aprovada e o nome de todos os autores cadastrados no momento da submissão.
  • O segundo certificado emitido constará o título do trabalho, a modalidade aprovada e o nome do apresentador.
  • Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito e participar do evento para receber o certificado posteriormente.
  • Caso o autor responsável pela submissão do resumo não tenha participado do evento, um dos coautores (que participou do congresso) pode solicitar a transferência do certificado através do “Fale Conosco” do site do congresso.

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